Seja Bem Vindo!

Nós precisamos de você! Opine, critique e participe! Somente juntos construíremos uma Quixabeira mais segura. Hoje é

terça-feira, 24 de maio de 2011

VOCÊ ESTÁ CONVIDADO!

[ESTA REUNIÃO SERÁ REMARCADA PARA OUTRA DATA DEVIDO AOS MUITOS EVENTOS MARCADOS PARA O DOMINGO (29/05) E O ENVOLVIMENTO DE MUITOS NA PREPARAÇÃO DOS FESTEJOS DE JUNHO. AGRADECEMOS A COMPREENSÃO DE TODOS]


MUTIRÃO DE CIDADANIA
A PRÓXIMA REUNIÃO PARA A CONTINUIDADE DA ORGANIZAÇÃO DO MUTIRÃO DE CIDADANIA A SER REALIZADO NO BAIRRO UMBUZEIRO BRANCO OCORRERÁ NA DATA DE 29/05 (PRÓXIMO DOMINGO) ÀS 14H NA BIBLIOTECA PÚBLICA. ESTÁ É UMA EXCELENTE OPORTUNIDADE DE REALIZAR UM IMPORTANTE TRABALHO VOLUNTÁRIO.
 VOCÊ ESTÁ CONVIDADO!
“Unir-se é um bom começo, manter a união é um progresso, e trabalhar em conjunto é a vitória.” (Henry Ford)

ACOMPANHE: Oportunamente informamos que este será o nosso quarto (4°) encontro para discussão. Já dialogamos e acertamos que serão oferecidos serviços divididos em quatro eixos - SÁUDE, EDUCAÇÃO, RESPONSABILIDADE SOCIAL E LAZER. Já discutimos sobre as palestras (Motivação, Vida Escolar, Família) que serão oferecidas e a possível data (16 e 17 de julho) que tudo ocorrerá. Também já iniciamos as discussões sobre quais serviços serão oferecidos em cada eixo. Esta semana (quarta-25 ou sexta-27) será realizado um questionário com moradores do bairro para que obtenhamos um conhecimento mais claro das suas necessidades e possamos adequar as nossas ações da melhor maneira possível. 
A pauta da reunião do próximo domingo contemplará 1. A finalização dos serviços oferecidos; 2. Recursos; 3. Estrutura; 4. Divisão de tarefas; 5. O que ocorrer.
CONTAMOS COM A SUA PARTICIPAÇÃO! 

quarta-feira, 11 de maio de 2011

REUNIÃO SOBRE RELATÓRIO

Em cumprimento ao compromisso assumido com a comunidade quixabeirense, valendo-se do apoio e intermediação do Vereador Erilberto Lima, este Conselho esteve reunido na data de 06 de maio do corrente ano com o Prefeito Municipal, Exmo. Sr. Eliezer Costa de Oliveira para discussão das problemáticas apontadas pelas Polícias Civil e Militar, Conselho Tutelar e a Guarda Municipal.

Dessa forma, o Prefeito propôs as seguintes soluções para as dificuldades apontadas:

CONSELHO TUTELAR: 1. Em ralação ao apoio do Ministério Público, um agendamento de audiência com a presença deste Conselho, o Prefeito, a Promotora Substituta e os Conselheiros Tutelares, para solicitar uma maior atuação frente às dificuldades do CT. 2. A Gestão Municipal já está atendendo devidamente as carências do CT (material de expediente/carro) 3. Em breve os membros do CT serão convidados para uma reunião com o Conselho de Segurança e o Prefeito. 4. Comprometeu-se a realizar palestras educativas com maior regularidade nas unidades escolares.
GUARDA MUNICIPAL: 1. Comprometeu-se a discutir as questões com o Chefe da Guarda. 2. Em relação às prisões que ocorrem a noite, os guardas podem convocar a escrivã ou dirigir-se a Capim Grosso ou Jacobina. 3. Comprometeu-se a apoiar a parceria entre o Conselho de Segurança e a Associação dos Guardas para a realização de uma capacitação o mais breve possível.
POLÍCIA CIVIL: 1. A Administração Municipal irá analisar medidas para que o Policial Civil tenha melhores condições de trabalho. 2. Devido a carência de recursos e outros problemas históricos, não é possível a mudança imediata da Delegacia para um local melhor adequado, no entanto, fará todo o esforço necessário para melhorar a atual estrutura. 3. Em relação ao transporte, o Gestor nos informou que assim que o Policial solicitar o carro da Guarda Municipal, dentro das possibilidades e de modo organizado, o transporte será disponibilizado. 4. Tem cobrado junto ao Governo do Estado mais policiais.
POLICIA MILITAR: 1. Já está confirmado pelo Sargento Sérgio Moisés em breve a chegada de mais dois policiais militares em Quixabeira.
 
Em relação a criação de um Departamento Municipal de Segurança Pública, devido a carência de recursos, irá analisar as possibilidades.

Este Conselho agradece a disponibilidade do Gestor Eliezer Costa e o apoio do Vereador Erilberto Lima. Contudo, renovamos o nosso pedido para que as dificuldades relatadas sejam sanadas com a máxima brevidade. 

PROJETO SOCIAL


PROJETO
SEMEANDO CIDADANIA
APRESENTAÇÃO
         Os projetos sociais brotam da emergente necessidade de transformação de um determinado cenário. Na contemporaneidade as ações da sociedade civil organizada tornaram-se mais comuns devido às limitações e também ineficiência do poder público. Nesse contexto podemos ressaltar os mutirões sociais ou de cidadania, ações voluntárias e integradas com a finalidade de atender por um curto espaço de tempo as carências de um determinado espaço geográfico. A exemplo podemos citar os grandiosos eventos realizados anualmente pelas emissoras de televisão Rede Globo e Rede Record, o Ação Global e o Record Cidadania tornaram-se significativas ações de inclusão social e de cidadania. Esses mutirões são responsáveis pelo fomento de inúmeras iniciativas semelhantes que ocorrem por diversas regiões do Brasil.
Assim, tendo em vista a multiplicidade de carências e dificuldades apresentadas pelos moradores do Bairro Umbuzeiro Branco no município de Quixabeira-BA e a imensa necessidade de promover a modificação desta preocupante realidade, o Conselho Comunitário de Segurança Pública deste município propõe uma parceria entre [A DISCUTIR/DEFINIR]. Esta parceria tem a finalidade de juntos materializarmos um mutirão de cidadania na referida localidade.
A materialização deste projeto consiste na ação planejada e programada de um mutirão de serviços sociais integrados e gratuitos. A mesma poderá ser desenvolvida num recorte temporal de quatro (4) dias. A ação ocorrerá de modo crescente, tendo o último dia a responsabilidade de exercer o ápice do evento. Os serviços ofertados estarão circunscritos nas esferas da educação, saúde, cidadania e lazer. Sendo assim, o mutirão contará com voluntários na realização de palestras sobre diversos temas, consultas e exames médicos, orientação jurídica, combate a dengue, distribuição de material informativo, brincadeiras infantis, torneio esportivo, peça de teatro e encerramento com show de banda regional.
JUSTIFICATIVA
         São notórias e preocupantes as inúmeras carências apresentadas pela imensa maioria dos residentes no bairro Umbuzeiro Branco. Na localidade convivem inúmeras famílias carentes, contudo, estas claras necessidades estão além do campo material. Isto porque, percebemos moradores sem o devido acompanhamento médico, situação que pode incorrer em graves e desconhecidos problemas de saúde. Moradias sem o devido cuidado ao evitar a proliferação do mosquito causador da dengue. Também notamos famílias com graves problemas emocionais e afetivos, devido ao desamparo social. Homens e mulheres desempregados e que não conseguem vislumbrar melhores perspectivas de vida, o que se configura num cenário ideal para o surgimento de diversos danos a saúde psicológica dos mesmos. Jovens envolvidos com uso de drogas. Somando-se ao exposto, notamos crianças que estão crescendo no ceio de famílias deficientes e numa localidade que está à margem da cidadania, o que as impossibilita de desde a tenra infância acessar direitos básicos da criança e do adolescente. Este triste cenário social é responsável pela manutenção e perpetuação de graves e preocupantes problemas.
         Nesse penoso quadro social urge uma ampla e significativa ação de cidadania, que oportunamente o presente projeto se propõe a implementar. Ações voluntárias, altruístas, inteligentes, criativas, comprometidas e integradas serão responsáveis, mesmo que por um curto espaço de tempo, pelo cultivo de uma nova realidade para os moradores do bairro. O mutirão semeará importantes objetivos que serão colhidos a médio e longo prazo, e será responsável pelo incentivo de novas e semelhantes ações que precisam e devem ser desenvolvidas em todo o município de Quixabeira-BA, tendo em vista a situação de marginalidade dos direitos de cidadão em que vive boa parte da sociedade quixabeirense.
Contudo, o presente projeto configura-se em fase piloto, tendo em vista o seu ineditismo e as limitações dos responsáveis pela implementação do mesmo. No entanto, esta parceria, objetivando uma ampla ação cidadã, apresenta-se como uma valiosa via de construção de uma melhor qualidade de vida para o recorte espacial definido. O mutirão possibilitará preencher muitas lacunas e carências do cidadão quixabeirense morador do bairro, e será também uma forte motivação para que o mesmo amplie a sua visão de mundo e passe a trilhar caminhos mais saudáveis. Estas valiosas ações integradas terão forte e significativo impacto também na questão da segurança pública municipal. E como toda ação social é uma relação de mão dupla, o envolvimento voluntário no mutirão proporcionará aos seus participantes novas experiências, um maior sentimento de altruísmo e comprometimento social, além do ganho de um certificado de participação.
Sendo assim, considerando a imperativa necessidade e os inúmeros ganhos para voluntários e beneficiários, o presente projeto torna-se viável, necessário e justificável.     
OBJETIVO GERAL
ü  Organização e implementação de um mutirão social visando ações circunscritas nos campos da saúde, educação, cidadania e lazer no período de quatro dias no bairro Umbuzeiro Branco, Quixabeira-BA.
OBJETIVOS específicos
ü  Realização de palestras educativas;
ü  Consultas e exames médicos;
ü  Orientação jurídica;
ü  Orientação e combate ao mosquito da dengue;
ü  Realização de atividades de lazer;
ü  [A DISCUTIR/DEFINIR]
ü  
ü  
ü  
METODOLOGIA E CRONOGRAMA [A DISCUTIR]
RECURSOS [A DISCUTIR]
ü  Parceiro 1 =
ü  Parceiro 2 =
ü  Parceiro 3 =
ü  Parceiro 4 =
ü  Parceiro 5 =

INFORMAMOS QUE EM REUNIÕES JÁ REALIZADAS FICOU DEFINIDO QUE O PROJETO SERÁ IMPLEMENTADO EM DOIS DIAS, SENDO UMA INTRODUÇÃO/APRESENTAÇÃO NO SÁBADO A NOITE E A OFERTA DOS SERVIÇOS E DEMAIS ATIVIDADES NO DOMINGO. A PRINCÍPIO SERÁ NA DATA DE 16 E 17 DE JULHO.
RESSALTAMOS QUE ESTE É MERAMENTE UM ESBOÇO DE PROJETO.
NA PRÓXIMA QUARTA-FEIRA (18/05) ÀS 19H NA BIBLIOTECA MUNICIPAL OCORRERÁ UMA IMPORTANTE REUNIÃO PARA DISCUSSÃO E ORGANIZAÇÃO DESTE PROJETO.
VOCÊ ESTÁ CONVIDADO!

terça-feira, 10 de maio de 2011

segunda-feira, 2 de maio de 2011

CRIADA A AGMQ

[FOTO: AILTON ARAÚJO]

Numa valiosa e importante iniciativa dos Guardas Municipais de Quixabeira, contando com o apoio da União dos Guardas Municipais de Jacobina, da Associação dos Guardas Municipais de Capim Grosso, Agentes Políticos e do Conselho Comunitário de Segurança Pública, foi criada no último domingo (01/05) a Associação dos Guardas Municipais de Quixabeira - AGMQ.
O evento foi dirigido e orientado pelo Sr. Marcos Adriano Rocha dos Santos, que é Vice-Presidente da Federação Baiana das Associações de Guardas Municipais - Febaguam, juntamente com a sua comitiva de Jacobina. Os guardas municipais de Jacobina são referência regional na profissão, pois realizam um trabalho singular no campo da Segurança Pública e da Ação Cidadã.
Foi escolhido pela assembleia o Sr. Eugênio Lima para presidir a recém-criada associação, que surge com grande responsabilidade junto à categoria. Os Guardas Municipais são referência na Segurança Pública e certamente esta associação trará grandes benefícios para a comunidade quixabeirense.
Este Conselho parabeniza todos os Guardas Municipais de Quixabeira e demais pessoas envolvidas na realização de tão importante evento.