Seja Bem Vindo!

Nós precisamos de você! Opine, critique e participe! Somente juntos construíremos uma Quixabeira mais segura. Hoje é

domingo, 19 de junho de 2011

A Influência da Igreja na Construção de uma Sociedade Segura.

Caos, desespero, agonia, violência, morte, drogas, prostituição, assassinatos, dor, tristeza, choro, ausências, perdas, inseguranças, incertezas... Onde vamos chegar com tudo isso?
Pais estão se perguntando o que fazer diante dessa situação? As autoridades tentam encontrar a solução. Toda a sociedade termina envolvendo-se.
E a Igreja? Qual a sua contribuição como instituição social para ajudar nesse problema tão grave que assola a nossa cidade?
Sem dúvida alguma a Igreja exerce um papel preponderante na construção e manutenção da segurança em nossa comunidade. A Igreja possui um conjunto de regras e procedimentos que são baseados na Palavra de Deus e servem como regra de prática para seus membros. Esses procedimentos e regras foram instituídos por Deus para a proteção e manutenção da vida humana. Muitos até pensam e veem como um conjunto de regras proibitivas – não faça, não pode... e não prestam atenção como Deus pensou no bem-estar do ser humano.
Observando as proteções que margeiam as pontes e as curvas perigosas nas estradas, ninguém se atreveria a sugerir que estas proteções deveriam ser suprimidas porque restringem a nossa liberdade. Tirar a proteção é cair no precipício. Da mesma forma Deus fez com o ser humano. Há muito tempo atrás Ele deu uma fórmula para vivermos em uma sociedade sem crimes, sem violência. Deus estabeleceu defesas pra evitar que o homem caia no abismo: não matarás – o mandamento que protege a vida; não adulterarás – o mandamento que protege a família; não furtarás – o mandamento que protege a propriedade; não dirás falso testemunho – o mandamento que protege a justiça e a verdade. Impressionante, não?! Se essas fórmulas forem seguidas, a criminalidade jamais teria existido.
Além disso, a religião em si mesma oprime, ou inibe todas as más intenções da mente humana, porque ela procura desenvolver no ser humano atitudes altruístas e bondosas. Cristo foi um homem que veio ao mundo quebrar os paradigmas. E em um de seus discursos ele declarou: “Mas eu digo a vocês que estão me ouvindo: Amem os seus inimigos, façam o bem aos que os odeiam, abençoem os que os amaldiçoam, orem por aqueles que os maltratam. Se alguém lhe bater numa face, ofereça-lhe também a outra. Se alguém lhe tirar a capa, não o impeça de tirar-lhe a túnica. Dê a todo aquele que lhe pedir, e se alguém tirar o que pertence a você, não lhe exija que o devolva. Como vocês querem que os outros lhes façam, façam também vocês a eles. “Que mérito vocês terão, se amarem aos que os amam? Até os ‘pecadores’ amam aos que os amam. E que mérito terão, se fizerem o bem àqueles que são bons para com vocês? Até os ‘pecadores’ agem assim. E que mérito terão, se emprestarem a pessoas de quem esperam devolução? Até os ‘pecadores’ emprestam a ‘pecadores’, esperando receber devolução integral. Amem, porém, os seus inimigos, façam-lhes o bem e emprestem a eles, sem esperar receber nada de volta.” Lucas 6:27-35 Que “incoerência” com a realidade que a humanidade vive hoje. Mas sem dúvida alguma, se uma sociedade conseguir aplicar na prática os ensinos de Cristo viveremos a paz esperada. São princípios extremos levam o ser humano a refletir antes de fazer escolhas e tomar decisões.
O cristianismo também implanta no ser humano o desejo de viver uma vida no Espírito. Significa dizer que nele será produzido o fruto do Espírito – amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão e temperança. Será uma pessoa diferente. Diferente no falar, no negociar, no cumprimentar, no brincar, no trabalhar, no vestir... De alguma forma, fará a diferença em todas as áreas da vida.
A Igreja Adventista em particular possui um órgão auxiliador que trabalha associado com a família e a comunidade que é o Clube de Desbravadores. O Clube desenvolve atividades exclusivas para juvenis e adolescentes com o objetivo principal de transformá-los em cidadãos de bem que contribuirão para o desenvolvimento e crescimento da sociedade. No Clube as crianças desenvolvem as três áreas do desenvolvimento humano – física, mental e espiritual. Dessa forma, a Igreja e o Clube trabalham com a base da família e da sociedade, o futuro da humanidade – as crianças. Se todos nos unirmos, com certeza teremos uma sociedade mais digna e justa para todos.

Que Deus abençoe a todos!
Pr. Luciano Couto Paulino
IASD Quixabeira, Ba.

2 comentários:

  1. É impressionante se pararmos pra pensar na forma que o mal teve sua origem e como ele foi transferindo para o nosso mundo, as coias hj poderiam ser tão diferentes sem tantas ou nem uma proibição, mas devido á isso nós precisamos sim das regras para que possamos durar mais tempo. Se o metrô não obedecesse uma lei simples mas necessária para ele, saiba que esse meio de transporte nem ao menos existiria, porque como o metrô poderia andar fora dos trilhos, se ele foi criado pra isso?
    Da mesma forma acontece com os seres humanos, se não cumprirmos as leis necessárias que foram criadas com base na lei divina a criminalidade não terá fim.

    ResponderExcluir
  2. Regras não limitam nem aprisionam, elas proporcionam segurança para o ser humano.

    ResponderExcluir