Seja Bem Vindo!

Nós precisamos de você! Opine, critique e participe! Somente juntos construíremos uma Quixabeira mais segura. Hoje é

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

DROGAS


PROJETO DESENVOLVIDO PELO CENTRO EDUCACIONAL DE QUIXABEIRA

DROGAS: VAMOS CONHECER PARA MELHOR NOS PREVINIR
(TEMA GERADOR)

RELATÓRIO

É fato que nossas crianças e adolescentes estão cada vez mais expostas as adversidades relacionadas à violência urbana. Dentre as quais está o problema das drogas, uma das principais causadoras dos dramas familiares, sociais e escolares. Infelizmente, as drogas fazem parte da realidade social e são tão antigas quanto à humanidade, por isso seria, no mínimo ingenuidade, pensarmos em uma sociedade sem drogas, tão pouco uma escola incólume desses tóxicos. O relatório da Organização das Nações Unidas (ONU) de 2009 aponta que nos últimos anos, tem crescido de forma preocupante e gradativamente o consumo de drogas pelos adolescentes, e estatísticas apontam o Brasil em 4° lugar no ranking de maior consumidor. Dentre os dados, ressalta-se a problemática das drogas consideradas lícitas, que são causadoras de grandes estragos na sociedade e de acesso liberado. Cita-se no relatório que: (LEIA A MATÉRIA NA INTEGRA - CLICK EM MAIORES INFORMAÇÕES)


O alcoolismo é um problema de saúde pública. Dados de uma pesquisa realizada pelo Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas – Cebrid e pela Secretaria Nacional Antidrogas – Senad, revelam que 68,75% dos brasileiros já fizeram ou fazem uso do álcool. E é nas regiões Norte e Nordeste que existe a maior prevalência de alcoolismo: o número ultrapassa os 16% da população. Sabe-se também que 5,2% dos adolescentes brasileiros com idade entre 12 e 17 anos sofrem de dependência alcoólica.
Com esse intuito a escola tratou de abordar tal tema numa metodologia interdisciplinar, ou seja, cada série trabalhou com uma modalidade diferenciada de drogas, bem como o professor que seguiu os parâmetros da sua disciplina. Tratou, portanto de incluir todas as áreas do conhecimento e os alunos desta Unidade de Ensino participaram de forma ativa que resultou numa culminância com diversas apresentações dentre as quais: apresentação de vídeos, danças, poemas, dramatizações, músicas, amostras, palestras e montagens de pequenas cartilhas de conscientização do uso abusivo de drogas lícitas e não lícitas.

ESCRITO PELO PROF. IRENIO

Nenhum comentário:

Postar um comentário