Seja Bem Vindo!

Nós precisamos de você! Opine, critique e participe! Somente juntos construíremos uma Quixabeira mais segura. Hoje é

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

ENVELHECER COM DIGNIDADE


IDOSOS: VITIMAS DAS CIRCUNSTANCIAS?


Os idosos são presas fáceis para criminosos. Nas portas dos bancos ou nas calçadas de regiões centrais, tornam-se as vítimas preferidas de jovens covardes que vêem esse tipo de delinqüência como um jeito fácil de ganhar dinheiro. E, infelizmente, não é só isso.
Nos últimos tempos, quem passou dos 60 anos tem enfrentado outro tipo de golpe: o telefone toca e do outro lado da linha há um sujeito dizendo que seqüestrou um parente próximo. Ou a vítima paga o resgate, ou o ente querido será executado sem dó nem piedade. O desespero fala mais alto num momento desses, porque fica difícil acreditar que tudo não passa de uma tentativa de extorsão – uma ação combinada dentro de um presídio mantido com o dinheiro do próprio contribuinte. A situação é gravíssima. (LEIA A MATÉRIA NA INTEGRA - CLICK EM MAIORES INFORMAÇÕES)
Outro tipo de violência praticada contra os idosos é a agressão doméstica. Sem força nas pernas e nos braços, muitos acabam sendo vítimas da covardia dos próprios familiares e amigos. Tornou-se praxe ouvir histórias tristes de netos que agridem e até matam os avós por causa de um dinheiro que lhes foi negado para comprar drogas ou gastar na farra com os amigos. Os filhos cometem o mesmo delito, sem levar em conta o esforço dos pais para sustentá-los durante toda uma vida.
A violência não se restringe às agressões físicas. Se o velhinho está dando trabalho em casa, por que brigar com ele? É mais fácil colocá-lo em um asilo e deixá-lo contando as horas para a morte, que em breve vai chegar. Parece simples. Muitos idosos são levados a essas instituições contra a própria vontade. Alguns não têm mais forças para exigir dignidade dos familiares, enquanto outros se orgulham de não ter que pedir favores ou suplicar por dias melhores.
Para piorar ainda mais, esse quadro de descaso não é passageiro. As denúncias enfatizam em primeiro lugar abusos econômicos, como tentativas de apropriação dos bens do idoso ou abandono material cometido contra ele. Em segundo lugar, agressões físicas e, em terceiro, recusa dos familiares em dar-lhes proteção. A maioria das violências físicas cometidas pelos filhos está associada a alcoolismo, deles próprios ou dos pais idosos.
É necessário ressaltar que falar da violência cometida contra idosos é uma forma para fortalecer políticas estabelecidas, por exemplo, pelo Estatuto do Idoso. Hoje, existem suficientes dispositivos legais e normativos para o enfrentamento da violência, assim como vão se implantando estratégias de proteção como os Conselhos Nacionais e Locais de Direitos dos Idosos, os “SOS – Idoso”, os “Ligue – Idoso” e muitos outros.
Segundo a ONU, a violência contra a pessoa idosa é um fenômeno universal e representa um grande obstáculo para a saúde pública. A maioria dos casos ocorre em contexto familiar e contra mulheres. Por isso, chegou a hora de acabar com esse velho problema.

POSTADO POR CELIO ARAÚJO



Nenhum comentário:

Postar um comentário