Seja Bem Vindo!

Nós precisamos de você! Opine, critique e participe! Somente juntos construíremos uma Quixabeira mais segura. Hoje é

segunda-feira, 18 de julho de 2011

A Igreja e a Segurança Pública

Esta reflexão será norteada no tema proposto pelo Conselho de Segurança  Municipal de Quixabeira: “O papel da Igreja na construção de uma sociedade mais segura”. A Igreja sempre procurou a paz. Essa paz que pode ser entendida de duas maneiras: a paz advinda do interior das pessoas no seu relacionamento com o seu criador – a  espiritual; e a paz com seus semelhantes, sem brigas ou conflitos, aquela provinda da segurança do indivíduo no que diz ao respeito aos seus direitos fundamentais – a paz social.

Essa paz que a Igreja deseja e prega a seus fiéis é a que Jesus transmitiu a seus discípulos: “Eu vos deixo a paz eu vos dou a minha paz”. Jo 14,27). Mas Jesus também adverte dizendo: “A paz que eu vos dou não é a paz que o mundo dá.” O que Jesus quis dizer com isso é que a paz do mundo é uma paz muito relativa: alguém só quer que os outros “façam paz” para ele, mas não há esforço nenhum de sua parte para fazer com que o outro, também, viva em paz. A prática da “lei de talião”: do “olho por olho, dente por dente”, infelizmente, ainda é praticada hoje, contrariando a palavra da Igreja quando fala em nome de Jesus, pregando o amor e a caridade. E a caridade consiste no reconhecimento da falta, no perdão, na reconciliação e, dessa forma, na paz que traz a segurança para todos.

Sempre soubemos que a violência, a insegurança e a injustiça estiveram presentes em todos os tempos. Entretanto, a sociedade, ultimamente, ultrapassou o limite daquilo que se pode suportar. Portanto, a construção de uma cultura de paz é responsabilidade de todos, e de cada um, com atitudes de respeito e solidariedade, e obviamente, também da Igreja entendida como hierarquia e povo, para que não haja excluídos.

No ano de 2009 a Igreja lançou o tema Fraternidade e Segurança Pública e que tinha como lema “a paz é fruto da justiça” e que a construção de uma cultura de paz é possível por meio de atitudes e projetos concretos. Neste ano a Igreja propõe um tema também muito importante: Fraternidade e a vida no planeta: “a criação geme em dores de parto”. Sim, na violência ao meio ambiente e às criaturas inclui-se o ser humano. Nesse sentido, a Igreja e a sociedade nos interpelam a optar decididamente e a dar nossa contribuição na busca de uma paz positiva, orientada por valores humanos, como a solidariedade, a fraternidade, o respeito ao outro e à natureza; a mediação pacífica de conflitos e assim a Igreja estará cumprindo o seu papel pautado na justiça e na solidariedade.

Por outro lado, não há igreja ou poder civil que consiga segurança numa sociedade onde existem marginalizados: pessoas que por se sentirem excluídas fazem suas próprias leis que, na maioria das vezes, são pautadas na violência e, mais uma vez combatidos com violência.

Portanto, nesse sentido de construção de uma cultura da paz, em busca de uma sociedade construída na segurança, é urgente que o poder civil faça uma política justa que contemple a todos sem distinção de raça, de religião, preferência de grupo político entre outras e, isso não se faz sem políticas públicas bem direcionadas para a educação, a saúde e a segurança, através de serviços públicos sociais, como também dando respaldo às instituições não-governamentais que dão a sua contribuição em projetos que desenvolvem a comunidade garantindo esses direitos para os marginalizados da sociedade.

Jesus aponta em sua missão, através de sua Igreja, caminhos de paz ensinando que ela não é alcançada por caminhos violentos. A caridade, o amor fraterno, o perdão, a solidariedade, o resgate do pecador, a inclusão dos excluídos, são alguns dos caminhos que Jesus aponta. Apoiar as associações que lutam para superar as causas da insegurança, promover o diálogo com os poderes públicos, leis e políticas públicas que permitam a construção de uma sociedade mais segura. E para que se difunda a cultura da Paz, é necessário se ter em mente a espiritualidade da não violência, priorizando o diálogo, a solidariedade, o perdão.

A igreja não se furtará de cumprir seu papel de busca da justiça como disse Jesus: “Buscai primeiro o reino de Deus e tudo o mais vos será dado por acréscimo”. Está aí toda a segurança proposta pela Igreja. Fora dela não será possível, pois o reino de Deus já começa aqui, com a justiça: ninguém passando fome, crianças e jovens não podem ficar abandonados à sua própria sorte, sem orientação, entrando no mundo das drogas, perdendo sua vida na mais tenra idade; os pais de família não podem ficar desempregados, sem dinheiro para comprar o pão de cada dia, que não consiste apenas na comida.

A Igreja tem e desempenha um papel muito importante nessa construção de uma sociedade mais segura, também fazendo a sua parte através de projetos sociais como a Pastoral da Criança, Pastoral da Juventude, Pastoral da Família e do estímulo aos seus fiéis para participar de uma política do bem comum. Principalmente, porque o que a igreja propõe é a formação da pessoa, tanto no plano espiritual quanto no social, uma vez que não podemos ser “boas almas” se não cumprirmos bem as nossas obrigações civis. E, pressupõe-se que, estar em dia com suas obrigações civis é também “amar o próximo como a si mesmo”.

Terezinha Gonçalves Novais, Ministra Extraordinária da Eucaristia e da Palavra na Igreja Católica em Quixabeira Ba.

domingo, 19 de junho de 2011

A Influência da Igreja na Construção de uma Sociedade Segura.

Caos, desespero, agonia, violência, morte, drogas, prostituição, assassinatos, dor, tristeza, choro, ausências, perdas, inseguranças, incertezas... Onde vamos chegar com tudo isso?
Pais estão se perguntando o que fazer diante dessa situação? As autoridades tentam encontrar a solução. Toda a sociedade termina envolvendo-se.
E a Igreja? Qual a sua contribuição como instituição social para ajudar nesse problema tão grave que assola a nossa cidade?
Sem dúvida alguma a Igreja exerce um papel preponderante na construção e manutenção da segurança em nossa comunidade. A Igreja possui um conjunto de regras e procedimentos que são baseados na Palavra de Deus e servem como regra de prática para seus membros. Esses procedimentos e regras foram instituídos por Deus para a proteção e manutenção da vida humana. Muitos até pensam e veem como um conjunto de regras proibitivas – não faça, não pode... e não prestam atenção como Deus pensou no bem-estar do ser humano.
Observando as proteções que margeiam as pontes e as curvas perigosas nas estradas, ninguém se atreveria a sugerir que estas proteções deveriam ser suprimidas porque restringem a nossa liberdade. Tirar a proteção é cair no precipício. Da mesma forma Deus fez com o ser humano. Há muito tempo atrás Ele deu uma fórmula para vivermos em uma sociedade sem crimes, sem violência. Deus estabeleceu defesas pra evitar que o homem caia no abismo: não matarás – o mandamento que protege a vida; não adulterarás – o mandamento que protege a família; não furtarás – o mandamento que protege a propriedade; não dirás falso testemunho – o mandamento que protege a justiça e a verdade. Impressionante, não?! Se essas fórmulas forem seguidas, a criminalidade jamais teria existido.
Além disso, a religião em si mesma oprime, ou inibe todas as más intenções da mente humana, porque ela procura desenvolver no ser humano atitudes altruístas e bondosas. Cristo foi um homem que veio ao mundo quebrar os paradigmas. E em um de seus discursos ele declarou: “Mas eu digo a vocês que estão me ouvindo: Amem os seus inimigos, façam o bem aos que os odeiam, abençoem os que os amaldiçoam, orem por aqueles que os maltratam. Se alguém lhe bater numa face, ofereça-lhe também a outra. Se alguém lhe tirar a capa, não o impeça de tirar-lhe a túnica. Dê a todo aquele que lhe pedir, e se alguém tirar o que pertence a você, não lhe exija que o devolva. Como vocês querem que os outros lhes façam, façam também vocês a eles. “Que mérito vocês terão, se amarem aos que os amam? Até os ‘pecadores’ amam aos que os amam. E que mérito terão, se fizerem o bem àqueles que são bons para com vocês? Até os ‘pecadores’ agem assim. E que mérito terão, se emprestarem a pessoas de quem esperam devolução? Até os ‘pecadores’ emprestam a ‘pecadores’, esperando receber devolução integral. Amem, porém, os seus inimigos, façam-lhes o bem e emprestem a eles, sem esperar receber nada de volta.” Lucas 6:27-35 Que “incoerência” com a realidade que a humanidade vive hoje. Mas sem dúvida alguma, se uma sociedade conseguir aplicar na prática os ensinos de Cristo viveremos a paz esperada. São princípios extremos levam o ser humano a refletir antes de fazer escolhas e tomar decisões.
O cristianismo também implanta no ser humano o desejo de viver uma vida no Espírito. Significa dizer que nele será produzido o fruto do Espírito – amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão e temperança. Será uma pessoa diferente. Diferente no falar, no negociar, no cumprimentar, no brincar, no trabalhar, no vestir... De alguma forma, fará a diferença em todas as áreas da vida.
A Igreja Adventista em particular possui um órgão auxiliador que trabalha associado com a família e a comunidade que é o Clube de Desbravadores. O Clube desenvolve atividades exclusivas para juvenis e adolescentes com o objetivo principal de transformá-los em cidadãos de bem que contribuirão para o desenvolvimento e crescimento da sociedade. No Clube as crianças desenvolvem as três áreas do desenvolvimento humano – física, mental e espiritual. Dessa forma, a Igreja e o Clube trabalham com a base da família e da sociedade, o futuro da humanidade – as crianças. Se todos nos unirmos, com certeza teremos uma sociedade mais digna e justa para todos.

Que Deus abençoe a todos!
Pr. Luciano Couto Paulino
IASD Quixabeira, Ba.

REFLEXÃO


Com o objetivo de estimular a reflexão e o debate sobre temas bastante relevantes, este Conselho solicitou a diversas pessoas a elaboração de textos sobre temáticas definidas.
As pessoas convidas a redigirem estes textos foram as seguintes:
  • DRA. CRISTIANE FERNANDES - JUÍZA DE DIREITO;
  • DRA. ROSANA RIOS - ADVOGADA;
  • PR. EDMILSON FERREIRA - PASTOR DA IGREJA ASSEMBLEIA DE DEUS;
  • PR. LUCIANO PAULINO - PASTOR DA IGREJA ADVENTISTA DO SÉTIMO DIA;
  • SR. ERILBERTO LIMA - VEREADOR MUNICIPAL;
  • SR. DOURENILSON FIRME - VEREADOR MUNICIPAL;
  • SR. ALÉCIO RIOS - PROFESSOR;
  • SRA. TEREZINHA NOVAIS - PROFESSORA.
Assim, a partir de 20 de junho, a cada semana estaremos postando um texto para que a comunidade possa refletir sobre o tema e comentá-lo.
Nosso alvo primordial é a construção de uma ação educativa em prol da segurança pública municipal.
Desde já, agradecemos imensamente a participação de todos!
O primeiro texto a ser postado será o do Pr. Luciano Couto Paulino.

terça-feira, 24 de maio de 2011

VOCÊ ESTÁ CONVIDADO!

[ESTA REUNIÃO SERÁ REMARCADA PARA OUTRA DATA DEVIDO AOS MUITOS EVENTOS MARCADOS PARA O DOMINGO (29/05) E O ENVOLVIMENTO DE MUITOS NA PREPARAÇÃO DOS FESTEJOS DE JUNHO. AGRADECEMOS A COMPREENSÃO DE TODOS]


MUTIRÃO DE CIDADANIA
A PRÓXIMA REUNIÃO PARA A CONTINUIDADE DA ORGANIZAÇÃO DO MUTIRÃO DE CIDADANIA A SER REALIZADO NO BAIRRO UMBUZEIRO BRANCO OCORRERÁ NA DATA DE 29/05 (PRÓXIMO DOMINGO) ÀS 14H NA BIBLIOTECA PÚBLICA. ESTÁ É UMA EXCELENTE OPORTUNIDADE DE REALIZAR UM IMPORTANTE TRABALHO VOLUNTÁRIO.
 VOCÊ ESTÁ CONVIDADO!
“Unir-se é um bom começo, manter a união é um progresso, e trabalhar em conjunto é a vitória.” (Henry Ford)

ACOMPANHE: Oportunamente informamos que este será o nosso quarto (4°) encontro para discussão. Já dialogamos e acertamos que serão oferecidos serviços divididos em quatro eixos - SÁUDE, EDUCAÇÃO, RESPONSABILIDADE SOCIAL E LAZER. Já discutimos sobre as palestras (Motivação, Vida Escolar, Família) que serão oferecidas e a possível data (16 e 17 de julho) que tudo ocorrerá. Também já iniciamos as discussões sobre quais serviços serão oferecidos em cada eixo. Esta semana (quarta-25 ou sexta-27) será realizado um questionário com moradores do bairro para que obtenhamos um conhecimento mais claro das suas necessidades e possamos adequar as nossas ações da melhor maneira possível. 
A pauta da reunião do próximo domingo contemplará 1. A finalização dos serviços oferecidos; 2. Recursos; 3. Estrutura; 4. Divisão de tarefas; 5. O que ocorrer.
CONTAMOS COM A SUA PARTICIPAÇÃO! 

quarta-feira, 11 de maio de 2011

REUNIÃO SOBRE RELATÓRIO

Em cumprimento ao compromisso assumido com a comunidade quixabeirense, valendo-se do apoio e intermediação do Vereador Erilberto Lima, este Conselho esteve reunido na data de 06 de maio do corrente ano com o Prefeito Municipal, Exmo. Sr. Eliezer Costa de Oliveira para discussão das problemáticas apontadas pelas Polícias Civil e Militar, Conselho Tutelar e a Guarda Municipal.

Dessa forma, o Prefeito propôs as seguintes soluções para as dificuldades apontadas:

CONSELHO TUTELAR: 1. Em ralação ao apoio do Ministério Público, um agendamento de audiência com a presença deste Conselho, o Prefeito, a Promotora Substituta e os Conselheiros Tutelares, para solicitar uma maior atuação frente às dificuldades do CT. 2. A Gestão Municipal já está atendendo devidamente as carências do CT (material de expediente/carro) 3. Em breve os membros do CT serão convidados para uma reunião com o Conselho de Segurança e o Prefeito. 4. Comprometeu-se a realizar palestras educativas com maior regularidade nas unidades escolares.
GUARDA MUNICIPAL: 1. Comprometeu-se a discutir as questões com o Chefe da Guarda. 2. Em relação às prisões que ocorrem a noite, os guardas podem convocar a escrivã ou dirigir-se a Capim Grosso ou Jacobina. 3. Comprometeu-se a apoiar a parceria entre o Conselho de Segurança e a Associação dos Guardas para a realização de uma capacitação o mais breve possível.
POLÍCIA CIVIL: 1. A Administração Municipal irá analisar medidas para que o Policial Civil tenha melhores condições de trabalho. 2. Devido a carência de recursos e outros problemas históricos, não é possível a mudança imediata da Delegacia para um local melhor adequado, no entanto, fará todo o esforço necessário para melhorar a atual estrutura. 3. Em relação ao transporte, o Gestor nos informou que assim que o Policial solicitar o carro da Guarda Municipal, dentro das possibilidades e de modo organizado, o transporte será disponibilizado. 4. Tem cobrado junto ao Governo do Estado mais policiais.
POLICIA MILITAR: 1. Já está confirmado pelo Sargento Sérgio Moisés em breve a chegada de mais dois policiais militares em Quixabeira.
 
Em relação a criação de um Departamento Municipal de Segurança Pública, devido a carência de recursos, irá analisar as possibilidades.

Este Conselho agradece a disponibilidade do Gestor Eliezer Costa e o apoio do Vereador Erilberto Lima. Contudo, renovamos o nosso pedido para que as dificuldades relatadas sejam sanadas com a máxima brevidade. 

PROJETO SOCIAL


PROJETO
SEMEANDO CIDADANIA
APRESENTAÇÃO
         Os projetos sociais brotam da emergente necessidade de transformação de um determinado cenário. Na contemporaneidade as ações da sociedade civil organizada tornaram-se mais comuns devido às limitações e também ineficiência do poder público. Nesse contexto podemos ressaltar os mutirões sociais ou de cidadania, ações voluntárias e integradas com a finalidade de atender por um curto espaço de tempo as carências de um determinado espaço geográfico. A exemplo podemos citar os grandiosos eventos realizados anualmente pelas emissoras de televisão Rede Globo e Rede Record, o Ação Global e o Record Cidadania tornaram-se significativas ações de inclusão social e de cidadania. Esses mutirões são responsáveis pelo fomento de inúmeras iniciativas semelhantes que ocorrem por diversas regiões do Brasil.
Assim, tendo em vista a multiplicidade de carências e dificuldades apresentadas pelos moradores do Bairro Umbuzeiro Branco no município de Quixabeira-BA e a imensa necessidade de promover a modificação desta preocupante realidade, o Conselho Comunitário de Segurança Pública deste município propõe uma parceria entre [A DISCUTIR/DEFINIR]. Esta parceria tem a finalidade de juntos materializarmos um mutirão de cidadania na referida localidade.
A materialização deste projeto consiste na ação planejada e programada de um mutirão de serviços sociais integrados e gratuitos. A mesma poderá ser desenvolvida num recorte temporal de quatro (4) dias. A ação ocorrerá de modo crescente, tendo o último dia a responsabilidade de exercer o ápice do evento. Os serviços ofertados estarão circunscritos nas esferas da educação, saúde, cidadania e lazer. Sendo assim, o mutirão contará com voluntários na realização de palestras sobre diversos temas, consultas e exames médicos, orientação jurídica, combate a dengue, distribuição de material informativo, brincadeiras infantis, torneio esportivo, peça de teatro e encerramento com show de banda regional.
JUSTIFICATIVA
         São notórias e preocupantes as inúmeras carências apresentadas pela imensa maioria dos residentes no bairro Umbuzeiro Branco. Na localidade convivem inúmeras famílias carentes, contudo, estas claras necessidades estão além do campo material. Isto porque, percebemos moradores sem o devido acompanhamento médico, situação que pode incorrer em graves e desconhecidos problemas de saúde. Moradias sem o devido cuidado ao evitar a proliferação do mosquito causador da dengue. Também notamos famílias com graves problemas emocionais e afetivos, devido ao desamparo social. Homens e mulheres desempregados e que não conseguem vislumbrar melhores perspectivas de vida, o que se configura num cenário ideal para o surgimento de diversos danos a saúde psicológica dos mesmos. Jovens envolvidos com uso de drogas. Somando-se ao exposto, notamos crianças que estão crescendo no ceio de famílias deficientes e numa localidade que está à margem da cidadania, o que as impossibilita de desde a tenra infância acessar direitos básicos da criança e do adolescente. Este triste cenário social é responsável pela manutenção e perpetuação de graves e preocupantes problemas.
         Nesse penoso quadro social urge uma ampla e significativa ação de cidadania, que oportunamente o presente projeto se propõe a implementar. Ações voluntárias, altruístas, inteligentes, criativas, comprometidas e integradas serão responsáveis, mesmo que por um curto espaço de tempo, pelo cultivo de uma nova realidade para os moradores do bairro. O mutirão semeará importantes objetivos que serão colhidos a médio e longo prazo, e será responsável pelo incentivo de novas e semelhantes ações que precisam e devem ser desenvolvidas em todo o município de Quixabeira-BA, tendo em vista a situação de marginalidade dos direitos de cidadão em que vive boa parte da sociedade quixabeirense.
Contudo, o presente projeto configura-se em fase piloto, tendo em vista o seu ineditismo e as limitações dos responsáveis pela implementação do mesmo. No entanto, esta parceria, objetivando uma ampla ação cidadã, apresenta-se como uma valiosa via de construção de uma melhor qualidade de vida para o recorte espacial definido. O mutirão possibilitará preencher muitas lacunas e carências do cidadão quixabeirense morador do bairro, e será também uma forte motivação para que o mesmo amplie a sua visão de mundo e passe a trilhar caminhos mais saudáveis. Estas valiosas ações integradas terão forte e significativo impacto também na questão da segurança pública municipal. E como toda ação social é uma relação de mão dupla, o envolvimento voluntário no mutirão proporcionará aos seus participantes novas experiências, um maior sentimento de altruísmo e comprometimento social, além do ganho de um certificado de participação.
Sendo assim, considerando a imperativa necessidade e os inúmeros ganhos para voluntários e beneficiários, o presente projeto torna-se viável, necessário e justificável.     
OBJETIVO GERAL
ü  Organização e implementação de um mutirão social visando ações circunscritas nos campos da saúde, educação, cidadania e lazer no período de quatro dias no bairro Umbuzeiro Branco, Quixabeira-BA.
OBJETIVOS específicos
ü  Realização de palestras educativas;
ü  Consultas e exames médicos;
ü  Orientação jurídica;
ü  Orientação e combate ao mosquito da dengue;
ü  Realização de atividades de lazer;
ü  [A DISCUTIR/DEFINIR]
ü  
ü  
ü  
METODOLOGIA E CRONOGRAMA [A DISCUTIR]
RECURSOS [A DISCUTIR]
ü  Parceiro 1 =
ü  Parceiro 2 =
ü  Parceiro 3 =
ü  Parceiro 4 =
ü  Parceiro 5 =

INFORMAMOS QUE EM REUNIÕES JÁ REALIZADAS FICOU DEFINIDO QUE O PROJETO SERÁ IMPLEMENTADO EM DOIS DIAS, SENDO UMA INTRODUÇÃO/APRESENTAÇÃO NO SÁBADO A NOITE E A OFERTA DOS SERVIÇOS E DEMAIS ATIVIDADES NO DOMINGO. A PRINCÍPIO SERÁ NA DATA DE 16 E 17 DE JULHO.
RESSALTAMOS QUE ESTE É MERAMENTE UM ESBOÇO DE PROJETO.
NA PRÓXIMA QUARTA-FEIRA (18/05) ÀS 19H NA BIBLIOTECA MUNICIPAL OCORRERÁ UMA IMPORTANTE REUNIÃO PARA DISCUSSÃO E ORGANIZAÇÃO DESTE PROJETO.
VOCÊ ESTÁ CONVIDADO!

terça-feira, 10 de maio de 2011

segunda-feira, 2 de maio de 2011

CRIADA A AGMQ

[FOTO: AILTON ARAÚJO]

Numa valiosa e importante iniciativa dos Guardas Municipais de Quixabeira, contando com o apoio da União dos Guardas Municipais de Jacobina, da Associação dos Guardas Municipais de Capim Grosso, Agentes Políticos e do Conselho Comunitário de Segurança Pública, foi criada no último domingo (01/05) a Associação dos Guardas Municipais de Quixabeira - AGMQ.
O evento foi dirigido e orientado pelo Sr. Marcos Adriano Rocha dos Santos, que é Vice-Presidente da Federação Baiana das Associações de Guardas Municipais - Febaguam, juntamente com a sua comitiva de Jacobina. Os guardas municipais de Jacobina são referência regional na profissão, pois realizam um trabalho singular no campo da Segurança Pública e da Ação Cidadã.
Foi escolhido pela assembleia o Sr. Eugênio Lima para presidir a recém-criada associação, que surge com grande responsabilidade junto à categoria. Os Guardas Municipais são referência na Segurança Pública e certamente esta associação trará grandes benefícios para a comunidade quixabeirense.
Este Conselho parabeniza todos os Guardas Municipais de Quixabeira e demais pessoas envolvidas na realização de tão importante evento.

sexta-feira, 29 de abril de 2011

RELATÓRIO ENTREGUE AO PREFEITO


Em cumprimento ao compromisso social assumido em audiência pública (05 de maio de 2010) e já devidamente registrado no Cartório de Registro de Títulos e Documentos de Pessoas Jurídicas de Quixabeira-BA (Protocolo 181 n° 0772), o Conselho Comunitário de Segurança Pública deste município vem respeitosamente à presença da comunidade quixabeirense apresentar o mesmo Relatório que fora entregue ao Gestor Municipal Eliezer Costa de Oliveira na data de 21 de fevereiro de 2011. Contudo, devido a uma provável incompatibilidade de horários entre o prefeito e este conselho não foi possível à realização de uma saudável discussão sobre o mesmo.
Devido a esta dificuldade, informamos que o conselho solicitou o auxílio e intermediação do sempre disposto Vereador Erilberto Lima na data de 27 de abril de 2011 para dialogar sobre as problemáticas apontadas e as suas possíveis soluções junto a administração do município. 
Sendo assim, aguardamos que num curto espaço de tempo possamos divulgar neste canal de comunicação as atitudes tomadas pelo gestor municipal no intuito de sanar as dificuldades relatadas.

RELATÓRIO

Na data de 22 de novembro de 2010, este Conselho esteve reunido com a Guarda Municipal e o Conselho Tutelar e em 07 de fevereiro de 2011 com as Polícias Civil e Militar. Inúmeras questões foram discutidas, para que o Sr. Prefeito tome ciência dos fatos, segue breve relato das problemáticas apresentadas pelos órgãos referidos.

O CONSELHO TUTELAR apresentou as seguintes dificuldades para um melhor desempenho das funções: 1. Carência de apoio do Ministério Público (Promotora Substituta não tem atendo as demandas); 2. Carência de apoio da Gestão Municipal (Material de expediente comprado para o CT não é suficiente e pouca disponibilidade de veiculo para locomoção aos povoados, bem como demais necessidades), 2.1 o Município de Quixabeira não tem cumprido com o Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA. Por outro lado, o Conselho Tutelar é também alvo de muitas criticas por não exercer um bom trabalho. Foram feitas as seguintes reclamações: 3. O Conselho Tutelar não trabalha em conjunto com as Unidades Escolares do Município, 3.1 não desenvolve atividades/campanhas para discutir problemas e soluções de questões da competência do CT, 3.2 de modo geral, desenvolve um trabalho muito limitado diante das inúmeras necessidades.

A GUARDA MUNICIPAL apresentou as seguintes dificuldades: 1. Tem trabalhado além da sua competência (segundo os guardas presentes, eles tem feito o papel dos demais órgãos da segurança pública) 1.1 o número de guardas que trabalham nas rondas noturnas não é suficiente, 1.2 os guardas que trabalham nos povoados não cumprem a função de maneira correta, 1.3 outra grave dificuldade apontada pelos guardas é a delegacia fechada em caso de prisões que ocorrem a noite e o fato dos policiais militares não realizarem rondas durante a noite, 1.4 nunca ocorreu um processo de treinamento/capacitação, 1.5 a guarda carece de um maior apoio da comunidade.

A POLÍCIA CIVIL apresentou as seguintes dificuldades: 1. A estrutura de Delegacia é precária (espaço pequeno para acomodação de funcionários, veículos roubados e demais necessidades) 1.1 Necessitam de uma viatura para transporte (segundo informações do agente da civil o carro que fica a disposição da Guarda Municipal à noite, poderia estar a disposição da Delegacia durante o dia), 1.2 Somente um Policial Civil trabalhando, 1.3 A Delegada Substituta é praticamente ausente, a mesma carece de locomoção do seu posto de trabalho (o carro da guarda poderia ser uma solução).

A POLÍCIA MILITAR apresentou a seguinte dificuldade: 1. O efetivo policial a disposição do município é insuficiente para atender as demandas, 1.1 o Tenente Marcos José sugeriu aos presentes que se empenhassem, juntamente com o Gestor Municipal, para que seja criada a Companhia de Polícia Militar de Capim Grosso, devido aos ganhos para Quixabeira.

Diante dos problemas expostos acima e cientes de que vossa administração trabalha com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos munícipes, este Conselho solicita que reflita sobre as dificuldades relatadas e sugere que seja criado um DEPARTAMENTO DE SEGURANÇA PÚBLICA em Quixabeira. Este Departamento seria responsável pela implementação de políticas públicas, tendo em vista as carências da comunidade, também pela sintonia dos órgãos citados acima e por mais uma série de atividades que podem e devem ser desenvolvidas para que enfrentemos os problemas de hoje e nos previnamos em relação aos do amanhã.

quarta-feira, 20 de abril de 2011

QUANTO VALE A VIDA?

Quanto vale a vida de qualquer um de nós
Quanto vale a vida em qualquer situação
Quanto valia a vida perdida sem razão
Num beco sem saída, quanto vale a vida
São segredos que a gente não conta
São contas que a gente não faz
Quem souber quanto vale
Fale em alto e bom som
Quantas vidas vale o tesouro nacional
Quantas vidas cabem na foto do jornal

[CLICK EM MAIS INFORMAÇÕES E LEIA A POSTAGEM NA INTEGRA]

quarta-feira, 13 de abril de 2011

CAMPANHA ANTECIPADA

Em Brasília, o Governo Federal e entidades da sociedade civil anunciaram o início de uma nova campanha pelo desarmamento da população. A reunião de emergência foi convocada pelo ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo. Ficou decidido que a campanha do desarmamento deve ser antecipada para 6 de maio. Um conselho vai decidir os valores a serem pagos pelas armas e analisar a proposta de pagar também pela munição recolhida. [CLICK EM MAIS INFORMAÇÕES E LEIA A POSTAGEM NA INTEGRA]

segunda-feira, 11 de abril de 2011

EM BREVE!


MUTIRÃO DA CIDADANIA.

EM BREVE NO BAIRRO UMBUZEIRO BRANCO.

[Uma iniciativa deste conselho em parceria com a sociedade organizada e diversas entidades do município]

sábado, 9 de abril de 2011

CAMPANHA CONTRA O CRACK.

SURPREENDIDOS!!??

[TRAGÉDIA - ESCOLA DE REALENGO/RJ]
A cada dia dezenas de crianças morrem no Brasil. Vítimas de um mundo cruel, de uma sociedade desumana e de um tempo que esgota dia-a-dia as poucas faíscas de ESPERANÇA. Nós brasileiros, bem que poderíamos estar acostumados com este cenário, com a dor no peito, com as lágrimas que não cessam, mas não fomos criados para sofrer, no verbete do nosso coração não existe o termo "morte". Por isso, a cada momento em que ouvimos este termo nos SURPREENDEMOS. [CLICK EM MAIS INFORMAÇÕES E LEIA A POSTAGEM NA INTERGRA

quarta-feira, 6 de abril de 2011

REFLITA!

segunda-feira, 4 de abril de 2011

sábado, 2 de abril de 2011

CONGRESSO DAS GUARDAS MUNICIPAIS


A GUARDA MUNICIPAL DE VÁRZEA NOVA vêm através deste, convidar V. Exa. para participar do "1º Congresso Técnico das Guardas Municipais do Estado da Bahia", grande evento que se realizará no dia 15 de Abril de 2011, na cidade de Varzéa Nova/Ba, na Câmara de Vereadores.

PALESTRAS EXPOSITIVAS
“ATRIBUIÇÕES E COMPETÊNCIAS DAS GUARDAS MUNICIPAIS”
(Constituição Federal, Lei de Crimes Ambientais, Código de Trânsito Brasileiro, Lei Maria da Penha e Código Civil Brasileiro)
“MODELO EUROPEU DE SEGURANÇA URBANA”
(Exemplos da Espanha para a segurança das cidades)
WORKSHOP TÉCNICO COM OS PARTICIPANTES
AS GUARDAS MUNICIPAIS E O CERTIFICADO DE REGISTRO – ROTINAS E OBTENÇÃO
AS GUARDAS MUNICIPAIS E A IDENTIDADE FUNCIONAL – MODELOS PROPOSTOS
AS GUARDAS MUNICIPAIS E O RCIIA – MODELO PROPOSTO
AS GUARDAS MUNICIPAIS E O ROGM – MODELO PROPOSTO
ACESSO DAS GUARDAS MUNICIPAIS A REDE INFOSEG – MODELO DE CONVÊNIO
ACESSO DAS GUARDAS MUNICIPAIS AO SICONV – PLATAFORMA DE ACESSO
CONVÊNIO DO PORTE DE ARMA FUNCIONAL PARA OS GMS – MODELO TÉCNICO
GUARDAS MUNICIPAIS, POLÍCIA ADMINISTRATIVA DAS CIDADES – MODELO TÉCNICO
REGULAMENTO DE UNIFORMES, DISCIPLINAR, ROGM, RCIIA

Inscrições pelos sites:

Informações: (0**74) 3659-2125
PRESENÇAS CONFIRMADAS: Comandante NORBERTO CURVELLO (SP), Inspetor ELVIS (SP)
SAUDAÇÕES EM AZUL-MARINHO


UPP NA BAHIA. ENFIM A REAÇÃO.

O governo baiano iniciou na madrugada desta terça-feira (29/03) uma operação policial para ocupar o bairro do Calabar, em Salvador, com o objetivo de instalar a versão baiana da UPP (Unidade de Polícia Pacificadora), modelo de policiamento comunitário permanente implementado em favelas do Rio de Janeiro. A operação, com quase 300 policiais, tem o objetivo também de cumprir 14 mandados de prisão, além de realizar a apreensão de drogas, armas e objetos roubados ou furtados. A ocupação policial deve durar até o final de abril, quando a base comunitária de segurança será instalada.
Esta ação, muito embora seja preocupante a situação da Segurança Pública do Estado, é uma prova que o Governo assumiu o compromisso de priorizar o policiamento ostensivo de bairros que são verdadeiras bases marginais.

sábado, 5 de março de 2011

CONHEÇA, REFLITA E POSICIONE-SE!

[MARIA DA PENHA]
O caso nº 12.051/OEA, de Maria da Penha foi o caso homenagem à lei 11.340. Ela foi agredida pelo marido durante seis anos. Em 1983, por duas vezes, ele tentou assassiná-la. Na primeira com arma de fogo, deixando-a paraplégica, e na segunda por eletrocução e afogamento. O marido de Maria da Penha só foi punido depois de 19 anos de julgamento e ficou apenas dois anos em regime fechado.
Em razão desse fato, o Centro pela Justiça pelo Direito Internacional e o Comitê Latino-Americano de Defesa dos Direitos da Mulher (Cladem), juntamente com a vítima, formalizaram uma denúncia à Comissão Interamericana de Direitos Humanos da OEA, que é um órgão internacional responsável pelo arquivamento de comunicações decorrentes de violação desses acordos internacionais.
Essa lei foi criada com os objetivos de impedir que os homens assassinem ou batam nas suas esposas, e proteger os direitos da mulher.

SE VOCÊ CONHECE CASOS DE AGRESSÃO A MULHERES NO MUNICÍPIO DE QUIXABEIRA DENUNCIE! É NOSSA RESPONSABILIDADE FAZER COM QUE AS MULHERES SEJAM RESPEITADAS E A LEI 11.340 OU LEI MARIA DA PENHA SEJA CUMPRIDA. 

DIA INTERNACIONAL DA MULHER


[08 de Março, Dia Internacional da Mulher - Um marco na história.]
O Dia Internacional das Mulheres é um marco nas reivindicações e na luta das mulheres por igualdade. Criado em 1910, na Segunda Conferência Internacional das Mulheres Socialistas, realizada em Copenhague, na Dinamarca, tornou-se uma data de referência para as mulheres mundialmente.
A partir da década de 1920, em homenagem à mobilização das mulheres russas, em 1917, o Dia Internacional das Mulheres passou a ser celebrado, mundialmente, na data do 8 de março.
Várias histórias e mitos foram se formando ao longo de um século. Mas, as reivindicações e mobilizações das mulheres contra a discriminação e pela construção de um mundo com igualdade é a marca indelével do Dia Internacional das Mulheres.
A próxima quarta-feira (08/03) será um momento importante para que você reflita sobre o importante papel das mulheres ao seu redor.

O Conselho Comunitário de Segurança Pública PARABENIZA todas as mulheres do Município de Quixabeira pela sensibilidade e coragem que carregam dentro de si.

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

sábado, 19 de fevereiro de 2011

O SILÊNCIO E A IMPUNIDADE.


O SILÊNCIO GERA IMPUNIDADE!
Vivemos em tempos violentos e desumanos. Os atos que a cada dia ouvimos ou assistimos nos veículos de comunicação nos deixam bastante assustados e indignados. Esta triste realidade tem como consequência outro grave problema – o nosso COMODISMO e SILÊNCIO diante dos fatos. Estamos nos habituando a aceitar a violência urbana e doméstica, os assaltos, o uso e tráfico de drogas e uma infinidade de ilegalidades como acontecimentos naturais, MAS ELES NÃO SÃO! [CLICK EM MAIS INFORMAÇÕES E LEIA A POSTAGEM NA INTEGRA]

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

"EU ESTOU VENCENDO!"

Ademilton Pereira de Almeida, o popular Guariba.
"Oito meses longe das drogas, do cigarro e de bebidas alcoólicas. Eu estou vencendo!"

[ENTREVISTA CONCEDIDA EM 14 DE FEVEREIRO DE 2011]

1. Quem é Guariba?
Guariba é apelido, desde menino eu tenho esse apelido, Guariba é Adeilton Pereira de Almeida, vindo de uma família pobre, filho de dona Maria de Deco e criado em Quixabeira, onde tenho muitas amizades. Casado com Josélia e pai de Ramires e Mônica.
[CLICK EM MAIS INFORMAÇÕES E LEIA A POSTAGEM NA INTEGRA]

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

REUNIÃO COM POLÍCIAS CIVIL E MILITAR

[TENENTE MARCOS JOSE]

Na última segunda-feira (07/02) o Conselho Comunitário de Segurança Pública de Quixabeira esteve reunido com representantes das Polícias Militar e Civil. Esta reunião teve como objetivo primordial uma maior aproximação entre este Conselho e os órgãos competentes da Segurança Pública Municipal. Na oportunidade pudemos ouvir o policial civil Célio, que expôs os inúmeros desafios que têm enfrentado para desenvolver um bom trabalho. A partir deste diálogo, o conselho assumiu o compromisso de discutir com a gestão municipal o atendimento de necessidades básicas da policia civil, para quer assim a mesma possa desempenhar a sua função social da melhor forma possível. A reunião foi também uma excelente oportunidade para que o novo comandante do 5º. Pelotão de Polícia Militar de Capim Grosso, o Tenente Marcos José de Souza (foto), 41 anos, natural de Alagoinhas, fosse apresentado. O mesmo demonstrou uma postura firme e de extremo compromisso com a segurança pública do município. Ao fim da reunião, a partir das discussões que foram feitas, certamente o nosso município caminha no rumo das melhorias, pois, conscientes do seu papel, cada órgão vai trabalhar de forma ainda mais intensa. No entanto, todo o esforço acima exposto somente alcançara o resultado necessário e almejado por todos se cada cidadão quixabeirense assumir a sua parcela de responsabilidade.